quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Te confio um segredo...

por Kywsy Santos

"Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará". Prefiro trabalhar com a verdade, a mentira não é uma opção aceitável, existe ainda o silêncio, a distância, a privacidade e um sem fim de opções intermediárias, mas, a verdade tem lá as suas vantagens... Uma delas é a acessibilidade e a clareza: a verdade é fácil! É sempre a mesma, a primeira informação ao alcance do cérebro. "Foi assim, dessa forma, nesse momento e por esse motivo" - fácil, clara, objetiva e nunca muda, ou seja, perfeita! Quase perfeita...

Toda comunicação é uma  troca entre alguém que passa uma mensagem e alguém que recebe. Também existe o código, o formato da mensagem, que deve ser compreensível para todos os envolvidos. No que tange ao código, muitos acreditam que trata-se apenas da linguagem, do 'signo' utilizado, ou da compreensão do universo cultural dos envolvidos, mas, deixando a erudição acadêmica um pouco de lado, penso que a vivência pessoal de cada um, os seus valores (ou a completa falta deles) infuenciam diretamente o resultado de qualquer comunicação. O problema da verdade é "o outro". 

Eu explico: toda verdade é frágil e perfeitamente manipulável no confronto com o olhar do outro, porque o sentido e a intenção vão se revelar a partir desse universo e não daquele que lhe deu origem. E quando, inevitavelmente, ela é submetida a uma cadeia sucessiva de livres interpretações... que Deus tenha piedade de nossas boas intenções. A minha verdade pode assumir mil faces, assim como a tua e a de todos os outros. Cuida dela com carinho e não a confia a quem não pode compreendê-la. Somos frágeis...

“–  Eu, D. Assunta da Abadia, viúva triste, venho trazer, pela mão, conforme o prometido, o meu filho – Eusébio da Abadia”...        (Nelson Rodrigues).


3 comentários:

  1. Minha Prezada Kyw,
    Esta semana eu li algo sobre verdade e mentiras em um blog que agora não recordo... Era um comentário sobre um filme... deixa eu tentar lembrar...hum. se eu não me engano é o "Primeiro Mentiroso". Vc conhece? conforme a pessoa que faz esta resenha, o filme mostra que 100% de verdade é uma dose exagerada. E que a mentira,também,tem a sua função...Bem, ainda, não assistir, mas achei interessante. Adorei a sua explicação: "toda verdade é frágil e perfeitamente manipulável no confronto com o olhar do outro(...)". altamente antropológico rsrsrsrsrs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É...
      Bem antropológico, mesmo, olha só...
      Acho já era um sintoma da 'contaminação' pela Antropologia. kkkkkk Eu sou altamente contaminável por tudo que cruza o meu caminho kkkkkk É inevitável!!!
      Vou ver se acho esse filme, deve ser legal.

      Excluir
  2. Estou no aguardo de mais uma bela obra...Sei que encontrarei mais vestígios dessa contaminação...rsrsrsrs

    ResponderExcluir